Nome: Dedê Ranieri
Lugar: São Bernardo, São Paulo, Brazil

View my complete profile


  • "... e quando ele disse odiar Amélie Poulain e seu...



  • novembro 2005
  • dezembro 2005
  • janeiro 2006
  • fevereiro 2006
  • março 2006
  • abril 2006
  • maio 2006
  • junho 2006
  • julho 2006
  • agosto 2006
  • setembro 2006
  • outubro 2006
  • novembro 2006
  • dezembro 2006
  • janeiro 2007
  • fevereiro 2007
  • março 2007
  • abril 2007
  • maio 2007
  • junho 2007
  • julho 2007
  • agosto 2007
  • setembro 2007
  • outubro 2007
  • novembro 2007
  • dezembro 2007
  • janeiro 2008
  • fevereiro 2008
  • abril 2008
  • julho 2008
  • agosto 2008
  • setembro 2008
  • outubro 2008
  • novembro 2008
  • maio 2009
  • setembro 2009
  • outubro 2009
  • novembro 2009
  • fevereiro 2010
  • março 2010
  • abril 2010
  • maio 2010
  • junho 2010
  • outubro 2010



  • Liubliu
  • Gravataí Merengue
  • Cartas de Maracangalha
  • Brenda Walsh
  • Menina com uma Flor
  • Será que funciona?
  • Um blog como outro qualquer
    mais diferente





  • quinta-feira, novembro 03, 2005


    Jornal da Globo
    Não adianta querer ser o Delfim Netto e eu não sou o Delfim e ponto. Não adianta querer escrever sobre aquilo que eu não sei, não me aprofundei, não vivi. Então não vou escrever sobre o “déficit nominal zero” e ponto. Nem uma crítica superficial ou mais profunda sobre a mega crise política que assola o país, porque em todos os sites, jornais escritos, televisivos, e afins, tem um pseudo-cientista político para discorrer sobre os diversos aspectos da trapalhada petista, valérios, dirceus e tais. Eu também não sou uma cientista política, nem pseudo nem efetiva, mas ando a procura da idéia original para escrever um simples artigo sobre jovens e a crise política, não necessariamente nessa ordem. Mas minha veia escritora sofreu uma forte crise de identidade. Como discorrer com propriedade sobre o tema do momento – seja lá qual for a minha opinião -, sem repetir um texto que já foi escrito, sei lá, num jornal regional do interior do Maranhão? Tudo bem que talvez eu nunca soubesse do pseudo-plágio, mas e se o meu insight fosse a exata transcrição do que o Jabor escreveu ontem, e recitou no Jornal da Globo, ou enquanto eu dirijo pro trabalho ouvindo a CBN? Um horror! Minha curta carreira de (pseudo) escritora terminaria por aí, com um saldo cem por cento negativo, e a pecha de plagiadora nacional de herança para minhas próximas quatro gerações. Daí foi que decidi, diante desse absoluto excesso de informação, suspender o tal artigo sobre jovens. Fica a sugestão para um articulista mais corajoso que queira se aventurar no tema - ou que pelo menos tenha um bom advogado especializado em direitos autorais. Particularmente, sigo trabalhando num outro artigo de assunto variado: “A influência do movimento simbolista no art nouveau”*. Talvez o tema seja de pouco interesse no atual contexto político-econômico brasileiro, talvez nenhum. Mas é maior a garantia de que a minha idéia original não é plágio do inconsciente coletivo dos formadores de opinião do momento. Questão de sobrevivência!


    *Art nouveau, (do francês arte nova) foi um estilo estético, artístico e arquitetônico relacionado com o movimento arts & crafts e que teve grande destaque durante a Belle époque, nas últimas décadas do século XIX e primeiras décadas do século XX. Relaciona-se especialmente com a 2ª Revolução Industrial em curso na Europa devido à necessidade de explorar os novos materiais (como o ferro e o vidro, principais elementos dos edifícios que passaram a ser construídos segundo a nova estética). Devido à forte presença do estilo naquele período, este também recebeu o apelido de modern style (do inglês, estilo moderno).

    posted by Dedê Ranieri @ 9:50 PM |


    |